
A discussão no momento é a divisão no clube dos 13, na qual alguns clubes querem sair para negociar seus direitos de transmissão sozinhos e outros querem manter o molde.
Os times que querem sair do Clube dos 13 desejam formar uma liga indepedente, já que os demais clubes que pretedem ficar não aceitarão que outras emissoras trasmitam suas partidas quando o mando for seu.
Com a possibilidade de uma nogociação mais transparente dos direitos de transmissão, os clubes estão visando melhores formas de arrecadar dinheiro, olhando cada qual para o que é melhor metodo para si. Os clubes de grandes massa julgam justo negociar individualmente, pois assim usará esse trunfo, enquanto os demais querem repartir o bolo dos grandes times.
Há a possibilidade de que tenhamos duas ligas, o que não será de todo mau, já que na teoria teriamos duas ligas de elite, na qual todos os clubes poderão disputar de igual para igual com seus concorrentes, pois a diferença financeira será bem menor do que atualmente. E ao fim da competição de cada liga pode ser feita uma espécie de SuperBowl, com o vencedor de cada liga se enfrentando para estabelecer o Campeão Brasileiro, os finalistas de cada conferencia conseguiria vagas na Libertadores, preservando a melhor campanha em cada liga.
Essa poderia ser uma iniciativa de aproximar os torcedores de seus clubes locais, diminuir com a discrepancia entre clubes com médias acima de 20 mil pessoas e outros que não conseguem chegar a 5 mil. Traria mais renda e voltaria a valorizar os clubes por sua tradição e valor competitivo.
Claro, a principio essa Liga indepedente teria um maior poder economico, pois já larga a frente quando se refere a torcida, renda e valorização, mas na Liga do Clube dos 13 também poderá alcançá- los, já que teriam que disputar títulos e não só entrar para completar tabela ou se manter na primeira divisão.
O sistema de rebaixamento pode ser semelhante ao da classificação da Libertadores, onde sobem dois de cada Liga e cai o mesmo número, subindo clubes afiliado com a Liga com a qual deseja subir, ou seja, não subiria um time da Liga Independente para o Clube dos 13 e vice versa.
Enfim, seria uma forma de aproveitar esse posivel racha para melhorar os clubes e suas estruturas.
Blog do Bismarck
