Para este ano de 2009, os clubes terão um beneficio a mais gerado pela crise mundial, que abalou o mundo ano passado. A manutenção da maioria dos atletas de cada elenco.
Os principais beneficiados foram os clubes que tem uma direção séria e honesta, claro que não há direção 100% honesta, mas têm as mais transparentes. Claro exemplo disso são o atual campeão brasileiro, São Paulo, que não vendeu nenhum de seus destaques na virada do ano, pelo contrário, reforçou seus setores mais deficitários, como as laterais, zaga e ataque, trazendo um dos maiores destaques de 2008, Washington, artilheiro no ultimo brasileiro, também se reforçou com um dos melhores laterais direitos, séria deficiência no futebol mundial, Wagner Diniz, ex-Vasco, e um bom zagueiro para ser reserva, afinal o time do Morumbi tem uma das melhores zagas do Brasil, Renato Silva chega possivelmente para ocupar o lugar de Anderson, outro bom jogador, no banco.
Quem não ficou atrás em questão de organização, pelo menos esse ano, foi o Corinthians, que assim como o São Paulo, também reforçou se em suas posições mais carentes, como o ataque, mas diferente do tricolor, o Corinthians pode reforçar seu banco, com Escudero para o lado esquerdo, Jean na zaga, Souza e Jorge Henrique, o segundo brigará por vaga no ataque com Dentinho, mas o time de Pq. São Jorge montou um bom elenco para essa longa temporada.
Santos e Palmeiras, não tiveram a mesma oportunidades de manter atletas, contudo estão claramente tentando montar bases para durar anos, pois não trouxeram nenhum jogador “estrelinha”, que vem para ficar no máximo um ano e meio, mas sim jogador que já provaram que vieram para ficar, ou pelo menos cumprirem seus contratos.
Na contramão dos clubes paulistas estão os cariocas, que cada vez mais estão se tornando times “pequenos”. Exemplo disto é o Flamengo, que vive eternamente dos milhões investidos pela Petrobrás, mas e quando essa fonte secar, o que será do Flamengo? O clube de maior torcida do Brasil não sabe pensar no futuro, e a conseqüência virá muito em breve. O Vasco está pagando por uma gestão nefasta, agora joga a série B, contudo num é motivo para desgraça total, pois terá um ano para se reestruturar e voltar a ser grande, assim como o Palmeiras e o Corinthians fizeram em São Paulo.
Fluminense e Botafogo tiveram essa mesma “oportunidade” que o Vasco, contudo não souberam aproveitar, ou devem estar querendo nova chance. O clube de General Severiano, não faz questão nenhuma de tentar outra coisa a não ser o campeonato carioca, pois coincidentemente sempre desmontam seus elencos ao longo do nacional, já o time das laranjeiras, após ter chego bem próximo do seu auge, onde perdeu para a LDU, quis chegar próximo do fundo seu poço, quando caiu para a série C, mas graças a Renê Simões não caiu.
Os clubes cariocas passaram de clubes que sediam jogadores para a seleção, como foi durante as décadas 50, 60, 70 e 80, de clubes que exportavam grandes talentos, como Romário, Ronaldo, Zico, etc. Para o clube que vende seus jogadores para clubes grandes brasileiros. Claro exemplo disso está nos clubes paulistas, o São Paulo fez a feira no Fluminense, e o que precisou a mais comprou no Botafogo e Vasco, já o Corinthians fez a feira no alvinegro carioca, outro q foi na feira do alvinegro foi o Santos, que pegou alguns atletas de lá, adicionado com os jogadores vindos da colina. A exceção foi o Flamengo que não vendeu seus jogadores, nem o Palmeiras que não comprou, pelo menos até esta data.
Pode até ser que eu esteja errado, mas este ano guarda aos clubes paulistas títulos, destaques para São Paulo e Corinthians, nesta ordem, já aos clubes cariocas mais um ano roeram o osso e verão seus rivais paulistas levantarem troféus.
sábado, 17 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário