Os clubes brasileiros já tentam copiar estrategias de marketing dos clubes europeus, fazem contratações de impacto assim como tais, por que não adptar o calendário à eles?
Ontem eu estava assistindo a decisão do torneio de verão da Argentina e vi o Boca Juniors se sagra campeão de novo, o segundo titulo em questão de um mês. Apesar do clube xeneize não ter grandes craques, tem um grupo bem forte. Por que é um grupo que está unido a pelo menos 8 meses, desde o inicio do torneio Apertura.
Isso faz com o clube argentino seje novamente favorito ao titulo da Libertadores acompanhado do São Paulo. Contanto os demais clubes sulamericanos também surpreendem na libertadores graças a essa força de grupo, assim desbancam times de grande expressão.
O motivo dessa força de grupo nos demais paises pode ser interpretado como o calendário. Enquanto os clubes brasileiros que vão disputar a competição estão montando seus elencos, os demais sulamericanos já estão se preparando.
Num extremo da tabela estão o Boca e o São Paulo como favorito, que sempre mantêm suas bases e não fazem drásticas alterações, já no outro está o Palmeiras, que acaba de anunciar seu destaque para o ano e montou um time titular numa pré temporada à 20 dias da estréia na pré libertadores.
já copiamos tantas coisas da Europa, somos o país do futebol, mas estamos atrasados se fomos comparados aos nossos colegas sulamericanos. Eu tenho certeza que se nos adapta-se à eles o futebol voltaria a ser só Brasil e Argentina, com vantagem para os clubes brasileiros.
quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário