sábado, 30 de maio de 2009

O melhor campeonato do mundo se contentou apenas com titulos locais

Indiscutivelmente o melhor cameonato do mundo é o Inglês. Afinal Manchester United, Chelsea, Arsenal e Liverpool são grandes forças internacionais, ainda mais reforçados com grandes craques mundiais. Contudo os dois titulos mais importantes da Europa foram para a Ucrânia, Copa da UEFA, com o Shaktar e a Liga dos Campeões foi para o Barcelona.
Os ingleses tem varios fatores que lhes dão vantagens sobre os outros campeonatos. Grande parte dos clubes tem donos, alguns sheiks, donos de multinacionais ou mesmo milionarios querendo novos brinquedinhos.
Não há limites para estrangeiros, clubes como Arsenal, Chelsea, Manchester United e Liverpool tem pelo menos 6 ou 7 jogadores não ingleses. o Chelsea com sua base de jogadores africanos, o Arsenal com suas jovens promessas internacionais, o Manchester com os craques mundiais e o Liverpool com bons joadores do mundo, mas que tem muita vontade. No entanto, tudo isso não foi necessario para desbancarem o Barcelona. Que tem muitos espanhóis.
O que será que faltou a esses clubes? Pode ser que tenha faltado um pouco de nação patriotista do que significa o titulo para sua nação, ou até mesmo uma indentificação maior com esses clubes.
Há uma forte corrente na Europa para desbancarem os ingleses. Platini já disse publicamente que seria ótimo se a Premier League pudesse ser um pouco mais nacional. Ficou um pouco estranho, pois dias depois o arbitro de Barça e Chelsea foi muito mal e prejudicou os blues.
E na Inglaterra já pedem para que pelo menos 5 jogadores do time titular tem que ser inglês.
Mas o importante é que nem todo dinheiro e todos os grandes jogadores do mudo são capazes de ganhar tudo. Tem que haver um comprometimento pessoal e coletivo, item que sumiu do campeonato inglês, com seus grandes craques e enormes egos inflados. Cristiano não ajudou o United ganhar a Champions, porem Messi ajudou seus companheiros a irem a Dubai no fim do ano.

Bismarck

Nenhum comentário:

Postar um comentário