Muito pode- se dizer sobre a Copa na África do Sul. Que será desorganizada, a seleção local passará vergonha, foi jogo político, mas uma coisa ninguém pode negar. O futebol é o esporte popular e o povo sul africano ama a seleção canarinho.
Eu sempre achei a Copa do Mundo de 2010 como um jogo político ou até mesmo uma esmola ao um país esquecido pela globalização. Entretanto, apesar de não ter tanta organização como um país europeu, a África do Sul merece esse mundial.
Não só o país, mas toda a população pobre, que em sua maioria é negra, afinal são eles que fazem o futebol ser o 3º maior esporte nacional, atrás de cricket e rúgbi esportes da população branca.
Um povo que sofreu com o apartheid, hoje deu mostra que o rancor social e diferenças raciais definitivamente não entram em campo. Apesar de ter sido apenas um treino da seleção brasileira, a mesma que o nosso povo renega, a torcida deu um show melhor do que muitas torcidas organizadas no Brasil.
Os apaixonados gritavam por Robinho, Kaká e outros jogadores que eles têm como ídolos, e que nós temos como malas.
Sei que haverá estádios vazios em alguns jogos da primeira fase da Copa das Confederações, porem de que adianta um estádio cheio, mas sem empolgação? Ao o que tudo indica o Mundial do que vem será o mais animado depois de muito tempo.
E se tudo der certo esse povo tão marginalizado e conhecido por ter sido escravo em inúmeros lugares do mundo terá uma Copa do Mundo que vai mudar os olhos do mundo ao respeito de povo tão amável.
Bismarck
sexta-feira, 12 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário