Há 20 anos, Nothinghan e Liverpool jogavam uma das semifinais da Copa da Inglaterra. O jogo estava sendo disputado em Hillsborough, estádio do Sheffield Wednesday, pois era o único na época a ter condições para receber o jogo.
O Liverpool, que sempre foi conhecido pela sua fanática e grande torcida, tinha apenas um pequeno setor no estádio. Ai entrou em campo a desorganização, tão típica nossa.
Os organizadores do jogo venderam mais ingressos do que podiam, assim que o juiz começou o jogo, os policiais abriram caminho para os torcedores que tinham ingressos entrarem. Resultado, dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço, quem tava fora entrou e empurrou contra as grades quem já estava no estádio.
Os policiais que deveriam prestar socorro simplesmente formaram um cordão de isolamento para impedir a briga entre as duas torcidas. Mas eu pergunto, quem em sã consciência brigaria em meio a uma tragédia? Realmente, bem típico do Brasil.
Mais tarde foi descoberto que, o comandante responsável pelo grupo de policiais estava pela primeira cuidando de um jogo tão importante.
Enfim, com a tragédia fizeram uma grande reforma nos estádios ingleses. Retiraram às grades, as cadeiras são numeradas, e respeitados os lugares. O que fez com que os campos ingleses viraram sinônimos de organização e rentabilidade. Já aqui no Brasil estamos à espera de uma tragédia? A não, já houve inúmeras tragédias, mas então o que falta? Falta vergonha na cara dos nossos dirigentes, que só vão se mover quando algum familiar deles morrerem, infelizmente essa é a verdade.
Bismarck
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário